domingo, 13 de abril de 2008

"UM PÉ DE QUÊ"


“UM PÉ DE QUÊ?”
* José Augusto F. Sousa



No nosso jeitão mineiro, nunca perguntamos, quando queremos saber a profissão de alguém, qual atividade ele exerce... Nós todos, das Gerais, que economizamos dinheiro, palavras e até sílabas, sempre simplificamos a nossa curiosidade. Daí, a pergunta resumida: - Fulano mexe com quê?
É o bastante para ficarmos sabendo se tal cidadão é médico, advogado, psicólogo, fazendeiro ou o que mais alguém possa ser, inclusive vagabundo...
Vê lá, se vamos ser detalhistas como Lineu (Karl von Line, sueco, que viveu de 1707 a 1778), considerado o pai da botânica moderna, quando queremos saber o nome científico de uma espécie pertencente ao ramo da biologia que tem por objetivo o reino vegetal?...
É muito mais fácil, para quem inquire e quem responde, a pergunta mineiríssima: - Isso é “um pé de quê”?
Tal é, também, o título de um interessantíssimo programa de conhecimentos gerais, dirigido e apresentado, na TV Futura, pela versátil, culta, simpática e inteligente artista da rede Globo, Regina Casé.

A ESTRELA, EM CARNE E OSSO...

Pois não é que domingo passado, eu vi a artista Global chegar na fazenda que tem o poético nome de “Montes Verdes”, para conhecer um pouco mais sobre um pé de pau?
Regina Casé, depois de montada sua parafernália eletrônica, apontou para uma talvez centenária acrocomia aculeata e, rodeada de técnicos, iluminadores, cinegrafistas, sonoplastas, curiosos e outros muitos, sapecou logo a pergunta: - Isso é um pé de quê?
Indagou da pessoa certa, pois, estava diante de Synéas Martins Campello, filho de Lulu Campello e de Sá Lia, que ali vive desde 79 anos atrás, rodeado de palmeiras, de uma paisagem lindíssima, e que conhece tudo do assunto sobre o qual era perguntado...
Synéas estava muito à vontade, eis que, cercado da esposa, dos filhos, tão queridos, das noras e dos netos inteligentes e irrequietos, além de ter ao derredor aqueles homens simples e amigos, que o ajudam na dureza da vida diária.

UMA AULA DE BOTÂNICA MINISTRADA PELA VIDA...

É lógico que deixou de lado o nome científico da palmeira e explicou que se achavam diante de um dos incontáveis pés de macaúba da região, talvez herança dos índios Cariris, e cujos frutos são popularmente chamados de cocos-babões, cocos-de-espinhos ou cocos-catarro.
Pesquisador atento, colecionador de textos e arguto observador, Synéas tinha muita coisa a contar, a fim de matar a curiosidade da entrevistadora e de todos nós, que acompanhávamos os passos dos dois.
Homem que não foi além do quarto ano do curso primário, mas nunca deixou de ler, estudar e contemplar a natureza, começou por mostrar, distribuídas em vários pratos, as muitas fases de beneficiamento do fruto. Todos viram as amêndoas maduras e verdes, inteiras ou trituradas; a casca do coco, de grande valor combustível; a ração para gado e aves, de excelente qualidade nutritiva; o óleo grosso e o refinado, que podia ser extraído a baixo custo; o valor de tais líquidos, para produção de cosméticos, e a excelência do sabão, oriundo daqueles coquinhos, que pareciam valer tão pouco...

O “PROFESSOR PARDAL”...

O importante, e o que suplantou a expectativa de todo mundo, ali presente, foi a constatação de que aquele maquinário de beneficiamento da macaúba é filho da observação e da experimentação de Synéas, que dedicou sua vida às pesquisas e ao desenvolvimento do sistema que criou. Tudo pensado por ele! Tudo fabricado por ele! Máquinas rudimentares, concebidas a partir de outros aparelhos já em desuso ou inservíveis, eram o dínamo a mover aquele homem obstinado, que alimentava ideal e sonhos a cumprir.
Criativo demais, os amigos davam-lhe o apelido de “professor Pardal”, pois a exemplo daquela habilidosa figura das histórias em quadrinhos, ele não se detinha diante das dificuldades. Sempre chegava a uma nova solução...

DESAMBICIOSO E DESPRENDIDO

Synéas nunca escondeu o que recolheu através de muita experimentação e observação. E ao longo da vida, vem se prestando a difundir seus conhecimentos e exibir as grandes vantagens do cultivo e do aproveitamento da macaúba.
Recebe visitantes de todos os pontos do Brasil e dá aulas práticas para doutores, , sendo que até mesmo um grande grupo de caciques de uma tribo do Xingu, já esteve conhecendo e aprendendo os métodos que emprega na exploração de sua fazenda.
Quando lhe perguntam se já ganhou dinheiro com a difusão do conhecimento, responde que a melhor paga é mesmo poder ensinar...
E Synéias é exatamente assim, bastando a constatação de que nunca registrou patentes de qualquer uma das suas iinvenções.

UM DIA INTEIRO DE ENSINAMENTOS

Fazendo girar suas máquinas rudimentares e barulhentas, que rompem a paz do lugar, o modesto fazendeiro-cientista não parou de discorrer sobre sua ação. Regina Casé e equipe sempre eram satisfeitos em sua curiosidade, eis que, postados diante de um homem tão diferente, tão desigual, que praticamente privado da visão, continua pesquisando, aprendendo e lendo através dos olhos da única filha mulher, Maria Angélica.

O HOMEM SENTIMENTAL

Ele gosta de falar dos pais e de outros antepassados. Reverencia a memória dos amigos que já se foram e volta o pensamento para os irmãos que morreram, meninos ainda, na “casa velha da fazenda”.
De repente, dá uma trégua em suas lições de vida, despe-se do chapéu surrado e seu rosto envelhecido pela dura faina se ilumina! É quando os olhos, enevoados pela quase-cegueira, ganham uma luz que talvez lhe permita ver Deus! E aí conta que, daquelas terras diminutas e das palmeiras que apontam para o céu, tirou o necessário para colocar, heroicamente, um diploma de doutor nas mãos de cada um dos filhos...

UM ALMOÇO BEM MINEIRO

Chegou o momento da trégua, para a refeição da equipe da TV Futura e de quantos participavam daquele dia particularmente significativo.
Sentado com Dona Deja, esposa e companheira de lutas, ao lado da famosa artista da rede Globo, Synéas continuou mostrando o seu talento diversificado, declamando textos que a sua prodigiosa memória guarda de cor e que foram o complemento (mais do que dispensável) para temperar o almço, rigorosamente mineiro, que mereceu aplausos de todos os presentes, além de provocar suspiros pelas deliciosas sobremesas que foram servidas.

UMA SURPRESA EMOCIONANTE

Quando o sol já se escondia por detrás dos verdes montes, a apresentadora do programa “Um pé de quê?” viu-se surpreendida por uma comovedora homenagem, que lhe fora escondida o dia todo.
Estava no lugar propício: Jequitibá, em cujo município fica a fazenda “Montes Verdes”, é reconhecidamente a “Capital Mineira do Folclore”, e tal manifestação da arte e da alma popular não poderia estar ausente naquela ocasião.
Entoadas por Dona Deja e suas irmãs, ouviram-se, para coroar aquele dia tão feliz, cantigas de roda, que fizeram Regina Case, e todos nós, nos despedirmos do encontro com muita alegria e emoção.

* José Augusto : Presidente da Academia Sete-Lagoana de Letras

Nenhum comentário: