domingo, 13 de abril de 2008



PÃO, POESIA E MÚSICA
O café da manhã dos mineiros ganhará um reforço a partir de abril com o projeto "Pão e Poesia - em qualquer esquina em qualquer padaria". A iniciativa do poeta Diovvani Mendonça levará 112 poemas para a mesa dos mineiros através da impressão das obras em 300 mil embalagens de pão, que estarão espalhadas por padarias de Belo Horizonte e região metropolitana.

O objetivo do Pão e Poesia é abrir espaço para novos escritores e incentivar a leitura despertando o interesse das pessoas pelos poemas através da publicação das obras em lugares inusitados. "Creio que a poesia tem que sair das estantes e assaltar o instante das pessoas. A poesia tem que ser pop e não apenas feita para os iniciados que geralmente fazem poemas uns para os outros e formam grupos fechados como se fossem seitas", explica o idealizador do projeto.

Para escolher os poemas Diovvani estabeleceu três categorias: poetas homenageados, convidados e selecionados. O poeta homenageado é André Carneiro, que terá seu poema impresso na frente de todas embalagens da primeira edição juntamente com a obra do artista plástico Guido Boletti que cedeu a imagem do quadro "il grande alto" para ilustrar o poema. Entre os convidados, 30 nomes que já possuem algum reconhecimento na literatura ou na música terão seus textos impressos no verso das embalagens juntamente com os 81 poemas que foram selecionados por três jurados através da internet no final de 2007.
Entre os convidados estão nomes como Entre Affonso Romano de Santana, Bruno Brum, Fabrício Brandão, Fabrício Carpinejar, Kiko Ferreira, L.Rafael Nolli, Makely Ka, Nicolas Behr, Renegado, Rynaldo Papoy, Paulo Urban e Pedro Pan.

Parcerias

Para aproximar ainda mais as obras poéticas do público Diovvani fechou uma parceria com o festival de música Stereoteca, propiciando que 14 poetas apresentem suas obras antes de alguns dos 23 shows que acontecerão entre abril e outubro. Segundo a idealizadora do Stereoteca, Danusa Carvalho, o que chamou sua atenção no projeto foi "o barulho que ele fez com uma iniciativa tão simples e ao mesmo tempo tão interessante".
Outros parceiros contribuem para o viabilizar o projeto como a empresa MIXPAN que distribuirá as embalagens de pão gratuitamente e o Estúdio Raposa que divulga o projeto em Portugal e conseguiu fazer com que dezenas de portugueses se inscrevessem. Além deles, a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, a Rádio Inconfidência e a Casa Sol dão apoio cultural à idéia.

A Casa Sol, empresa mineira de embalagens de papel para padarias, irá imprimir as embalagens gratuitamente. A empresa envolveu também todos os seus fornecedores que patrocinaram o projeto: Celulose IRANI, que doou 2,5 toneladas de papel kraft branco, a Studio A4 que doou parte dos clichês e a Simon que doou as tintas para impressão.
Coletiva de Imprensa

Na quinta-feira (10) o Stereoteca oferece um café da manhã no qual será apresentada a programação em detalhes. Na ocasião estarão presentes artistas, parceiros e patrocinadores à disposição dos jornalistas para esclarecimentos e divulgação. A coletiva acontecerá às 10hr no Espaço Cultural Ambiente, (Rua Grão Pará, 185 no Santa Efigênia – BH). Pede-se confirmar a presença pelos telefones 3309 6031 / 6071

Sobre Diovvani Mendonça
Diovvani Mendonça tem 44 anos e é natural de Belo Horizonte. Trabalha como Analista de Sistemas em Contagem e atualmente mora em um sítio em Esmeraldas onde criou a Árvore de Poemas (
www.arvoredospoemas.blogspot.com), que consiste em colocar folhas de papel com poemas dentro de garrafas PET (frutos-poemas) e pregá-las nas árvores. Em sua biografia constam apresentações em palestras, participações em publicações, projetos culturais e discos, além da manutenção de outros blogs voltados para a poesia como o www.diovmendonca.blogspot.com e o www.paopoesia.blogspot.com . Em 2008, além de encabeçar o projeto Pão e Poesia Diovvani pretende colocar em prática na região metropolitana de BH o projeto "Margarida, poesia em movimento – uma injeção de poesia nas artérias da realidade". Margarida, é uma velha Rural Willis 73 com a qual ele pretende parar nas praças juntamente com outros artistas e ler poemas, promover lançamentos e oferecer livros gratuitamente para as pessoas. Para viabilizar essa idéia ele quer estabelecer parcerias e convida as pessoas e empresas interessadas a fazerem contato.
No segundo semestre de 2008 Diovvani e o poeta Lecy Pereira Sousa, realizarão o "1º VIVA POESIA, POESIA VIVA" em prol da revitalização do Parque Fernão Dias, que fica próximo a PUC CONTAGEM. "O Parque Fernão Dias é uma mini Amazônia de Contagem e está sub aproveitado e praticamente abandonado. O Parque Ecológico Lagoa do Nado de Belo Horizonte, é um bom exemplo do que poderia se tornar o Parque Fernão Dias para Contagem – um lugar onde as pessoas poderiam, além de revitalizar os pulmões ter acesso a cultura, lazer e esporte".

Outras informações
Leo Santiago
leosantiago@gmail.com
(031) 84187530

Nenhum comentário: